Blog

Hora de dormir... isso ainda existe?


"Meu filho gosta de dormir tarde..." Sim, com certeza colocar as crianças para dormir nem sempre é tarefa fácil. Elas têm tanta energia que não querem saber de ir para a cama cedo. Apesar de muitas vezes ser uma batalha, é muito importante que crianças durmam a quantidade de horas necessárias para que alcancem um bom rendimento escolar e para ter um bom aproveitamento na escola. Crianças precisam de 9 a 12 horas de sono por dia.
 

Um estudo feito com crianças na fase inicial do Ensino Fundamental apontou que crianças com maus hábitos para dormir, que dormem tarde e no máximo 8 horas de sono por noite, apresentam dificuldade no aprendizado da língua, gramática e escrita, comprometendo a compreensão oral e escrita.


Ou seja, além de estudar, tem que dormir! E para isso, é preciso criar hábitos e rotinas para o horário de sono:


Atividades extras realizadas pelas crianças devem ser feitas longe do horário de dormir.


Tudo o que "agita" a criança fará com que ela demore mais para relaxar e pegar no sono.A última refeição deve ser feita, no mínimo, duas horas antes da hora de dormir. Estômago cheio dificulta o sono.


Uma hora antes de dormir, retire do contato da criança os dispositivos eletrônicos (celulares, tablets, computadores). É comprovado cientificamente que o brilho dos dispositivos eletrônicos suprimem a melatonina, o hormônio responsável pelo "desligar do cérebro" durante o sono, ou seja, causa um sono agitado e sem o descanso necessário.


Criança com sono não assimila o aprendizado. É muito importante que os pais auxiliem, estabelecendo rotinas que facilitem uma noite de sono tranquila e, consequentemente, um bom rendimento na escola e fora dela.


VAMOS DORMIR CRIANÇADA! 

Postado em : 04/01/2019 16:37